Aperitivo: parmesão crocante

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sempre quando recebo visitas em casa, me dedico muito a pensar qual será o prato servido e qual será a sobremesa. Os aperitivos, no entanto, eu normalmente deixo para pensar por último, e sempre acabo recorrendo aos clássicos amendoins e castanhas, ou então ao meu aperitivo preferido, o queijo brie com mel, que já mostrei aqui.

Por isso, comecei a pesquisar aperitivos gostosos e fáceis de fazer (afinal, cozinhar tudo já dá trabalho e nunca sobra muito tempo!), e desde que descobri estes crispies de parmesão, eles também viraram presença garantida nos encontros aqui de casa! A receita é super simples e fica muito bom, crocante e perfeito para qualquer ocasião!

O passo-a-passo é assim:

  1. Jogar o parmesão (de preferência ralado em pedaços grossos) na frigideira, e em seguida salpicar com alecrim (ou outro tempero de sua preferência). Quanto mais fino você conseguir fazer, mais gostoso.
  2. Esperar alguns segundos, até que o queijo derreta, fique levemente dourado e grude um no outro.
  3. Virar o queijo do outro lado até dourar.
  4. Retirar o queijo da frigideira e esperar esfriar. Nessa hora, ele ainda não estará durinho e crocante, ele fica assim depois de frio.
Dica 1: entre um queijo e outro, limpe um pouco a frigideira, para que nenhum deles saia queimado.
Dica 2: cuidado para não queimar as bordas do queijo, pois o sabor fica muito forte.
.

Está com uma cara boa, não acham? Tirei esta última foto para tentar mostrar para vocês como ficou crocante! Hum… Deu até uma fome agora!

Obrigada pela visita!


Comente também pelo Facebook



27 Comentários para “Aperitivo: parmesão crocante

  1. Conheci o blog faz pouco tempo, vendo o Askmi, e já sou fã também, parabéns, está tudo lindo, virei sempre de visita por aqui!

  2. Conheci o blog faz pouco tempo, vendo o Askmi, e já sou fã também, parabéns, está tudo lindo, virei sempre de visita por aqui!

  3. Conheci o blog faz pouco tempo, vendo o Askmi, e já sou fã também, parabéns, está tudo lindo, virei sempre de visita por aqui!

    • Oi Aniella! Que bom que gostou! Puxa, não sei… eu nunca testei. Sei que no mercado é vendido assim, mas não sei se usam algum tipo de conservante.
      Desculpe não conseguir ajudar!
      Beijos!!
      Laura

  4. Lau,
    Vc pode fazer certinhas de parmesão e servir com salada dentro. Depois que vc tirar da frigideira, ainda quente, coloca ele sobre um copo virado com a boca para baixo e molda como quiser…
    Fica uma delicia!

    Beijão,

    • Oi Lê!! AMEI a ideia!!! Obrigada!!! Alguém já tinha comentado comigo de fazer as cestinhas, mas eu não tinha a mínima ideia de como preparar. Agora já sei!!! =)
      Obrigada!!! Vou fazer com certeza!!! Com uma saladinha vai ficar muito bom!!!
      Beijos,
      Lau

  5. Huuum!!!
    onde posso encontrar aquela “forminha” q aparece em uma foto para deixar o formato redondinho?
    adorei a receita!!!

    • Oi Marília!!!
      Adorei seu comentário por aqui!! Que bom saber que você gostou da receita!
      Eu comprei aquela forminha na loja Bed Bath and Beyond em Miami, procurei na internet, em lojas aqui do Brasil, e achei essas duas: Laris e Pepper
      Nunca comprei em nenhuma delas, vale a pena dar uma checada se são confiáveis… Foram as únicas em que achei. Também vi na loja Doural (essa eu conheço) mas estava esgotado…
      Espero que ajude!!!
      Um beijo,
      Laura

      • Marília, tenho novidades! Hoje fui no Shopping Morumbi e na vitrine da loja Casa do Churrasqueiro vi a forminha redonda igual a minha! Custava 30 reais! Se você for de SP, pode comprar lá =)
        Eles tem site (aqui), mas não encontrei o produto no site…
        Beijos!!!
        Laura

        • Consegui encontrar!
          não sou de SP, sou do interior, mas tive um casamento para ir em Limeira e eu e meu marido resolvemos dar uma passada no outlet premiun em campinas … encontrei na loja da Spicy, por R$15,00!
          fiquei super feliz! e hoje teremos um churrasco para os amigos em casa e vou fazer a receita!!!
          :)
          (Ah, mas o meu não tem essa carinha de ovo FOFA que tem no seu, hehe)

          • Oi Marília!!!
            Obaaa, fiquei tão feliz de receber o seu recado!!! Que bom que você encontrou!!! Ah, essa loja Spicy é um sonho né??
            Depois me conta se a receita fez sucesso aí no churrasco!!! Quero saber =)
            Obrigada por vir aqui me contar a novidade!!!
            Beijos,
            Laura

  6. Se o objetivo eh que seja bem fininho, nao seria mais facil e ateh uniforme se ao inves de se ralar de fatiasse um provolone redondo em fatias como se faz com presunto por exemplo???

    • Oi Valeria!! Você tem razão, se você quiser fazer com provolone, dá para fazer do jeito que você comentou. Eu fiz desse jeito porque gosto mais de queijo parmesão, e eu acho que o queijo parmesão é difícil de ser encontrado no formato redondo… eu nunca vi à venda assim, normalmente vem em peças ou ralado… Além disso, ele é um queijo que “desmancha” muito, não tenho certeza se daria para cortar uma fatia… Por isso, optei foi fazer dessa forma.
      Muito obrigada pelo comentário =) Nunca fiz com provolone em casa, mas já comi em pizzaria. Também fica ótimo! Vou testar =)
      Lembro que há algum tempo você perguntou como faz aqueles porta-guardanapos com pedra, você viu minha resposta? Espero que tenha ajudado =)
      Beijos,
      Laura

    • Oi Lari!!! Realmente é uma ótima opção de petisco para os apreciadores de cerveja =)
      Coloquei até umas garrafas ao fundo, você viu??
      Beijinhos!!!
      Laura

  7. Laurinha, eu amo este aperitivo! Eu não sabia fazer, mas já comprei algumas vezes e é super caro! Adorei aprender! Vou tentar fazer com certeza! Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>