As comidinhas da festa

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como prometido, hoje vou mostrar para vocês as comidinhas que servimos na festa da minha prima!

Os salgados servidos foram mini sanduichinhos em três sabores (rosbife no pão de parmesão, presunto e queijo no brioche, tomate seco e mussarela de búfala no croissant), todos comprados na padaria Santa Marcelina, de São Paulo, além de cachorro-quente, lanche de salpicão no pão-de-fôrma e pipoca no cone!

Os lanchinhos foram enrolados no celofane e amarrados com fitinhas nas cores da festa:

O cachorro-quente foi feito em casa e ficou arrumadinho em saquinhos brancos:

O salpicão para o sanduíche foi feito pela minha mãe, e as fatias de pão foram cortadas em quatro partes. De enfeite colocamos este palitinho com uma miçanga lilás na ponta (ideia que também já fiz para as mini-tapiocas e mostrei aqui):

Para a pipoca, fiz cones de papel nos tons da festa e colei uma rendinha na ponta. Para fazer o cone, basta você usar um papel de aproximadamente 20 por 14 centímetros (mais ou menos metade de uma folha sulfite), enrolar e colar a bordinha. Foi uma das coisas mais fofas na minha opinião, e achei que a rendinha deu um charme extra!

Agora, vamos falar da melhor parte? Os doces, claro!!! Os docinhos servidos foram: brownie de chocolate, tortinha de limão no copinho, brigadeiro de amêndoas no copinho (todos estes feitos por mim) e brigadeiro tradicional enroladinho (este foi comprado na padaria Santa Marcelina, em São Paulo).

Como tínhamos pouco tempo para organizar a festinha, que foi sábado à tarde, procurei receitas gostosas, fáceis de preparar e, claro, que ficassem bonitas na mesa! Querem ver?

A tortinha de limão, que foi o doce preferido da minha irmã, ficou gostosa, com uma mistura do doce do leite condensado com o azedinho do limão, sabem? Eu adoro! Para fazer, é simples:

Ingredientes

  • Meio pacote de bolacha de champanhe (eu uso Bauducco, é minha preferida)
  • Uma xícara de leite
  • Uma lata de leite condensado
  • Suco de dois limões
  • Suspiros

Modo de fazer

  1. Coloque o leite condensado e o suco dos limões na panela, em fogo baixo, e mexa até que a massa comece a desgrudar do fundo (como brigadeiro). Assim que começar a desgrudar, já pode desligar.
  2. Coloque o leite em um recipiente e organize os copinhos para começar a montagem.
  3. Corte pedacinhos da bolacha de champanhe para que elas caibam no copinho.
  4. Molhe rapidamente a bolacha no leite, coloque no copinho, por cima coloque a mistura de leite condensado com limão, e por fim os suspiros. Eu não encontrei suspiros pequenos então comprei dos grandes e quebrei, ficou fofo!

Para o brigadeiro de amêndoas, a receita é essa:

Ingredientes

  • Uma lata de leite condensado
  • 100g de farinha de amêndoas (eu comprei amêndoa laminada e triturei no liquidificador)
  • Uma colher de chá de manteiga
  • 100g de amêndoas laminadas

Modo de fazer

  1. Coloque o leite condensado, a farinha de amêndoas e a manteiga em uma panela, em fogo baixo, e mexa até que a massa comece a desgrudar do fundo (como brigadeiro). Assim que começar a desgrudar, já pode desligar.
  2. Coloque o doce nos copinhos e enfeite com as amêndoas laminadas por cima.

O brownie é uma receita que eu já fiz milhares de vezes, porque não tem erro, é fácil de fazer e todo mundo adora! Sucesso garantido!

Ingredientes

  • 150g de manteiga sem sal
  • 170g de chocolate meio amargo
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de farinha

Modo de fazer

  1. Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria e deixe esfriar.
  2. Na batedeira, bata bem os ovos e o açúcar.
  3. Junte as duas misturas.
  4. Acrescente a farinha e mexa com a colher.
  5. Coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha.
  6. Coloque em forno pré-aquecido médio por aproximadamente 20 minutos, ou até ficar seco por cima e úmido por dentro.
  7. Corte quente e deixe esfriar.

A parte mais importante e mais difícil é tirar o brownie na hora certa, para que ele fique bem macio e molhadinho por dentro. Na hora de tirar, ele ainda deve estar úmido, apenas com a casquinha em cima sequinha! Esse é o segredo! O brownie também fica ótimo para ser servido de sobremesa, com sorvete!

Por fim, o brigadeiro enroladinho, que foi comprado na padaria – nós estávamos planejando fazer, mas na correria do dia, essa solução foi muito boa!

Ainda falta a receita do bolo, estou preparando um post delicioso!!! Só de lembrar me dá água na boca!!! Ah! Como algumas pessoas também perguntaram sobre as etiquetas e tags, vou disponibilizar o arquivo, em formato editável, assim vocês podem personalizar para as suas festinhas! Só preciso fazer uns ajustes, mas acho que até o final da semana consigo!

Obrigada pela visita!


Comente também pelo Facebook



46 Comentários para “As comidinhas da festa

  1. Oláa Laura!
    Adorei o post, gostaria de saber como vc fez os adesivos, o desenho deles e tal? Tô louca para fazer no meu aniversário mas nem sei por onde começar e como fazer :/

    Thanks *-*

  2. Olá Laura! Eu sou apaixonada pelo seu blog e o indico sempre que tenho oportunidade e todos amam!
    Gostaria de saber, qual o rendimento da tortinha de limão e do brigadeiro de amêndoas, para a receita postada.
    Obrigada!
    Isabela

  3. Laura, não conhecia o seu site estou de boca aberta, você tem ótimo gosto e uma serenidade em suas palavras, estou amando e encantada com todas as publicações. PARABÉNS. Beijos.
    Nélia

  4. Laura,
    Que blog rico, estou amando tudo aqui. Me caso esse ano e não vejo a hora de estrear minha casa com essas receitinhas deliciosas e todas essas dicas ótimas. Parabéns pelo trabalho!

  5. Laura, adorei seu blog…Parabéns…
    Estou procurando idéias para festa da minha filha de três anos, Cecília.
    Vou fazer um lanche à tarde aqui em casa, só para família e amigos mais íntimos…
    Gostei muito das dicas de seu blog…
    Sucesso para vc!!!

  6. Pingback: Chá de lingerie da Rê! | Hoje tem Visita!

  7. Boa Tarde!
    Amei conhecer o site de vocês com idéias e dicas maravilhosas.
    Parabéns pela criatividade e a idéia de nos ajudar para montarmos nossas festas em família com estilo, graça e bom gosto.
    Parabéns,
    Sandra

    • Oi Sandra!!!
      Que bom que você gostou do blog, muito obrigada!!!
      Eu fiquei super feliz com seu comentário aqui!!! Adoro quando as leitoras comentam, é bom conhecer vocês, mesmo que virtualmente!!!
      Um grande beijo,
      Laura

  8. Laurinha, só agora tive tempo de vir aqui! Tudo muito singelo, delicado, lindo! E suas receitas são mesmo fáceis e devem ser super gostosas! Bom, amanhã passo por aqui novamente, beijos, Tereza.

    • Tereza querida!! Estava sentindo sua falta aqui hoje, hehe!!!
      Obrigada pelos elogios!!! Amei ler seu comentário neste fim de noite!!! Que coisa boa terminar o dia assim!!!
      Um grande beijo!
      Laura

  9. Parabéns, que aniversário lindo que você fez para sua prima, cheio de detalhes.Qual programa e o tipo de papel você usou para fazer as etiquetas? Me mande sugestões de decorações para eu fazer no aniversário de 30 anos do meu marido. obrigada.

    • Oi Lorena!!!
      Obrigada pelo comentário, eu adorei!! Que bom saber que você gostou da festa, foi mesmo muito especial!
      Eu fiz as etiquetas todas no Power Point mesmo, vou disponibilizar os arquivos aqui para vocês! Mas não foi nada muito elaborado, e vou dar para vocês o arquivo editável, mas também com outras opções de cor, assim fica fácil de reproduzir!
      Ah!!! Que delícia ter uma festa para organizar, e de 30 anos então, é bem especial!!! Você já escolheu o tema da festa? Minha primeira dica é sempre escolher o tema. No caso da minha prima, foi “tudo lilás”. Mesmo que o tema seja só uma cor, já ajuda! Você pode pensar no que o seu marido gosta: queijos e vinhos? cerveja? música? ou então na origem dele: italiano? mexicano? japonês? Isso ajuda bastante a pensar nas ideias para a festa! Se você puder me falar um pouquinho do tipo de recepção que você está pensando em fazer, ideias de tema que combinam com ele, etc, será um prazer ENORME te ajudar!!!
      Um grande beijo!
      Laura

      • Laura, estou pensando em fazer um churrasco com cervejinha a noite,para aproximadamente 20 pessoas. Preciso de idéias para a decoração da mesa do bolo. Bjs e obrigada. Aguardo sua resposta.

        • Oi Lorena!!! Que delícia, reunir os amigos é tudo de bom né?
          Para um churrasco com cervejinha, imagino uma mesa de bolo simples, e acho que o charme pode ficar por conta da decoração usando elementos que remetam ao tema “cerveja”. Por exemplo: que tal você comprar algumas flores e colocá-las em diversas garrafas de cerveja, de diferentes tamanhos, espalhadas pela mesa? Peguei uma foto para você ver mais ou menos como ficariam as flores nas garrafas, veja aqui.
          Outra coisa que ficaria bem legal seria espalhar diversas bolachas de cerveja diferentes pela mesa! Sei que algumas dessas lojas de cervejas especiais vendem coleções já prontas (tenho uma em casa, olha nesse post aqui).
          Além disso, imagino o bolo no centro, e alguns docinhos em volta. Você pode enfeitar os docinhos com tags, como eu fiz na festa da minha prima, porque fica bem legal! Só precisa escolher uma cor mais masculina!
          Ah! E com relação às flores, eu também escolheria flores mais neutras, ou seja, não tão femininas, por exemplo as gérberas. Acho que são uma boa opção!
          Peguei mais algumas fotos para te inspirar: aqui, aqui, e aqui.
          O que você achou das ideias? Espero que te ajude!!! Se quiser mais alguma sugestão ou tiver alguma dúvida, me avise, será um prazer ajudar!
          Grande beijo!
          Laura

          • As ideias são ótimas, mas a festa vai ser mais churrasco do que cerveja,hahaha. Somente 03 pessoas bebem. Meu marido faz questão do bolo, docinhos,tipo aniversário de criança mesmo. Mande mais ideias, muito obrigada pela atenção. Bjs.

          • Oi Lorena!!! Bom… então neste caso, pelo que eu entendo ele está querendo ter uma bela mesa de bolo tradicional, né? Acho super legal!! Você pode usar algumas das ideias que coloquei no post da festa da minha prima – docinhos no copinho, forminha coloridas para o brigadeiro, etc, mas escolhendo outra cor (alguma que ele goste). Que tal preto e branco? Acho chique e bem masculino! As flores, como te falei, teriam que ser discretas!
            E, claro, um lindo bolo no meio não pode faltar!
            Amanhã vou disponibilizar aqui os arquivos de todas as tags para os docinhos, e você pode usar para enfeitar a mesa! Que tal?
            Beijos!!!
            Laura

  10. Laura,conheci seu blog faz um tempinho e desde então entro todos os dias.Nunca comentei,mas diante de tanto capricho e carinho com as leitoras ensinando todos os seus “segredos” e receitas quis me apresentar e dizer que tem em mim uma leitora muito fiél!!!Obrigada por dividir dicas tão incríveis,detalhes tão fofos que com certeza faz qualquer ocasião ficar para lá de especial…bjos…

    • Oi Renata!!!
      Amei ler seu comentário aqui!!! SUPER obrigada, é muito gostoso quando as leitoras comentam e interagem, isso me deixa muito feliz!!!
      É um prazer para mim compartilhar minhas receitas e “segredos” como você disse, e prazer ainda maior quando vocês me falam que estão gostando!
      Obrigada pelo comentário tão lindo e fofo!!!
      Um grande beijo!
      Laura

  11. Adorei as receitas. Achei a da tortinha de limão um sucesso e pela fotos deu pra ver que ela ficou uma gracinha no copinho. E gostei muito da do brownie tb, achei que seria muito mais difícil fazer um.
    Parabéns pelo capricho e por tanta criatividade!!
    Já estou ansiosa pela receita do bolo.
    Beijos

    • Oi Lu!!!
      A tortinha de limão fez sucesso mesmo, e você viu como é fácil e prático de fazer? Do jeito que você sempre diz que gosta!!!
      Hummm, você vai gostar da receita do bolo, é de dar água na boca!!!
      Um beijão!
      Lala

    • Cris querida!!!
      Você é muito fofa e adoro quando você passa por aqui!!! Essa “blogosfera” é engraçada, tem algumas pessoas que tenho a sensação que eu conheço, e você é uma delas!! Isso é tão bom!
      Eu fiz tudo no power point, vou colocar os arquivos aqui para vocês!! Montei no power point e imprimi em papel couché 150g, na gráfica.
      Um grande beijo!!
      Laura

  12. OLÁ LAURA!

    ESTOU PASSANDO PARA PARABENIZAR O SEU SITE, VISITO TODOS OS DIAS, MAS SÓ HOJE TIVE UM TEMPINHO PARA ESCREVER, ADORO OS SEUS POSTS, IDÉIAS E AS RECEITAS.

    PARABÉNS E CONTINUE POSTANDO COISAS LEGAIS!!

    BJO MIRNA

    • Oi Mirna!!!
      Eu amei receber o seu comentário!!! Eu amo muito ler o que as pessoas escrevem e “conhecer” as leitoras, sabia? É a melhor parte de ter um blog!!!
      Obrigada pelo comentário! E fiquei muito feliz de saber que você gostou do post!
      Um grande beijo,
      Laura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>